Dr. Danilo
Sugita
Cirurgia plástica
Qual profissional você procura?
O uso de protetor solar caseiro é fruto da crescente busca por soluções naturais e caseiras para evitar a exposição aos raios UV. Mas afinal, será que esses produtos funcionam?
A resposta curta é: não. E mais: esse uso pode representar sérios riscos para a saúde da pele. Pensando nisso, preparei um artigo para te explicar porque essas receitas não são uma boa alternativa e como podem colocar sua pele em perigo. Saiba mais a seguir:
Em geral, as receitas de protetor solar caseiro incluem ingredientes como óleos essenciais, óxido de zinco e manteiga de karité, que possuem algum nível de proteção natural contra os raios UV. Existe, porém, uma limitação na eficácia desses ingredientes quando usados em casa.
Veja quais são os principais motivos pelos quais os protetores solares caseiros não funcionam:
As receitas caseiras não têm respaldo científico que comprove sua eficácia. Os produtos que você compra em farmácias, por exemplo, são desenvolvidos por especialistas e passam por testes para garantir que forneçam o nível correto de proteção contra os raios UV. Em contrapartida, não há como garantir a concentração de óxido de zinco, por exemplo, num protetor solar caseiro.
A maioria das receitas caseiras de protetores solares oferece proteção limitada contra os raios UVB e não garante proteção adequada contra os raios UVA, os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Sem proteção contra os dois tipos de radiação, o risco de danos à pele aumenta.
As misturas feitas em casa não passam por processos de controle de qualidade. Isso significa que a eficácia do protetor solar caseiro pode variar de acordo com cada lote produzido. Além disso, o uso incorreto de óxidos ou outros ingredientes pode levar à aplicação de uma quantidade insuficiente de proteção.
Além de não proteger, o uso de protetor solar caseiro pode trazer sérios riscos à saúde da pele:
Agora que você já conhece os riscos do uso do protetor solar caseiro, separei algumas dicas para se proteger do sol de forma adequada. Confira abaixo:
Por fim, destaco que embora a ideia de usar um protetor solar caseiro possa parecer atraente por ser natural, os riscos superam em muito os benefícios. Para proteger sua pele, é essencial optar por protetores solares testados e aprovados pelos órgãos reguladores. Esses produtos garantem proteção contra os raios UVA e UVB, preservando sua saúde e prevenindo problemas graves, como o câncer de pele.
Quer receber mais dicas e informações para cuidar da sua pele? Acompanhe o blog Dra. Juliana Sugita e fique de olho nas redes sociais!
Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!
No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.