Dr. Danilo
Sugita
Cirurgia plástica
Qual profissional você procura?
Você sabe quais são as principais indicações da cirurgia para câncer de pele? Trata-se de um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil. Felizmente, na maioria dos casos, existe cura para essa condição, sobretudo quando há o diagnóstico e tratamento precoce.
Nesse cenário, preparei um artigo com tudo que você precisa saber sobre a cirurgia para câncer de pele. Continue a leitura e entenda quais são as principais indicações para esse procedimento:
Existem três principais tipos de câncer de pele. Cada um deles apresenta características distintas que influenciam a decisão de realizar a cirurgia.
O Carcinoma Basocelular (CBC) é o tipo mais comum de câncer de pele e raramente possui metástase. Ele pode, no entanto, ser invasivo em uma área, destruindo tecidos ao redor. A cirurgia de câncer de pele é frequentemente indicada para esse caso especialmente para lesões maiores, de crescimento rápido ou localizadas em áreas críticas como rosto, orelhas e pescoço.
O Carcinoma Espinocelular pode sofrer metástase se não for tratado adequadamente. É comum em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas e dorso das mãos. A cirurgia é recomendada para a maioria dos casos, principalmente para aqueles que são invasivos, localizados em regiões de alta visibilidade ou que não respondem a tratamentos menos invasivos.
O melanoma está entre os tipos mais graves de câncer de pele, sendo conhecido por sua capacidade de se espalhar rapidamente para outras partes do corpo.
O procedimento cirúrgico é quase sempre necessário, especialmente para melanomas diagnosticados em estágios iniciais. A profundidade da invasão e a localização são fatores determinantes para a abordagem cirúrgica.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser seguida por outros tratamentos, como radioterapia ou quimioterapia, para reduzir o risco de recorrência da doença.
A escolha pela cirurgia como tratamento para o câncer de pele depende de vários fatores, como por exemplo:
Vale destacar também que existem diferentes tipos de cirurgia para câncer de pele, e o melhor procedimento para você dependerá dos fatores acima, incluindo o tipo e o estágio do seu câncer, bem como da sua saúde geral.
Por fim, podemos concluir que o melhor tratamento dependerá de cada caso, que deverá ser avaliado por um especialista. Na maioria das vezes, a cirurgia para câncer de pele é a melhor solução, posto que é rápida, eficaz e o paciente pode voltar para suas atividades normais dentro de alguns dias.
Lembre-se, no entanto, de seguir as instruções do seu médico sobre cuidados necessários.
E se você quiser saber mais sobre o assunto, visite o site e blog Dra. Juliana Sugita. Estamos sempre trazendo novidades e conteúdos relevantes sobre os cuidados, prevenção e cirurgia para câncer de pele.
Continue a jornada de descobertas em nosso blog. Mais conteúdos e dicas esperam por você!
No Instituto Sugita, nós entendemos que a beleza e o bem-estar caminham de mãos dadas. Permita-nos ser a ponte para a sua melhor versão. Agende sua consulta e inicie essa transformação!
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das últimas atualizações e notícias do Instituto Sugita. Enviamos emails de forma moderada.